Pra quem gosta de tênis feminino com muitas figurinhas e poucas letrinhas

.

sábado, 2 de abril de 2011

PetkoDance vs SharaPower

A polêmica sobre as dancinhas de Petkovic pegou fogo com a entrevista de Sharapova após o jogo pelas semis do WTA de Miami. Sharapova disse "Mais do que qualquer coisa, eu senti que ela estava cansada – provavelmente de tanta dança que ela vem fazendo – e aproveitei".

Alexandre Cossenza, do blog SaqueeVoleio fez um post sobre o assunto. Li os comentários lá, vi o que se falou no twitter, e resolvi continuar a discussão aqui.

Pra quem não sabe, Petkovic lançou a comemoração no US Open 2010, após vitória contra Nadia Petrova.

A última vez foi agora no WTA de Miami, contra Caroline Wozniacki, atual número 1 do circuito.

E recentemente, no Australian Open 2011, fez o mesmo quando eliminou justamente Maria Sharapova.

 1. Coisas que acho... Pode um tenista comemorar como quiser? Pode, fora da quadra pode fazer o que quiser. Mas dentro da quadra existem limites não acham? Não só as linhas da quadra, mas as linhas que separam a alegria do deboche. Não é intencional, nem pessoal contra a adversária? Mas é esta imagem que será passada para o público, na quadra e através de todas as midias para o mundo. Acho que a quadra é um lugar sagrado, e há que se ter um nível minimo de comportamento respeitoso com o oponente.

2. Não pode brincar ou ter um momento de descontração dentro da quadra? Não pode provocar o adversário? Por mim pode, desde que seja antes ou durante o jogo, não no final. É diferente, por exemplo, do espisódio do Soderlig imitando os cacuetes de Nadal em Wimbledon. Soderling não estava com o jogo ganho, e Nadal pode revidar: vencendo a partida. Provocar, mesmo sem intenção, ao final de uma vitória, me parece covardia.

 3. Sim, mas e o caso de Jankovic vs Ivanovic? Não vi mal agum quando JJ imitou Aninha, após vencê-la em Madrid 2010. Neste caso, foi um gesto isolado e com contexto. A rivalidade entre as duas, o H2H de 6x2 pra Ana... E no confronto anterior no saibro, Ivanovic eliminou Jankovic pra vencer Roland Garros. No caso da brincadeira de Petkovic, eu achei válida na primeira e até a segunda vez. Foi surpreendente e divertido. Mas depois virou deboche por um simples motivo: falta de contexto.

4. Sharapova foi elegante. Deu o troco fora da quadra e com ironia. Ela tem 23 anos como a Petkovic, mas está num nível bem acima, em muitos sentidos. Dizem que só ela se incomodou com a dancinha. Não concordo, outras tenistas deviam estar irritadas com a brincadeira. A diferença é que Maria falou. E, repito, com muita elegância.

5. Pra finalizar, será que podemos brincar também, Petko? Eu diria que você mexeu com a pessoa errada. E agora vai sofrer a mesma sina que Radwanska ganhou ao falar algumas bobagens, quando eliminou Sharapova no US Open 2007. Maria venceu todos os jogos a partir daí, foram cinco. Porque ela não esquece estas coisas. É elegante sim, mas é uma verdadeira bitch (jogando) quando ela quer. Nestes casos, ela se dá 150% em quadra. Deu no que  deu... quase uma bicicleta nos 2 últimos sets do jogo de Miami.

Bom gente, está dada minha opinião sobre a polêmica. Pra vocês analisarem melhor a questão, alguns videos pra ilustrar os fatos.

Petkodance vs Petrova no US Open 2010.


Contra Sharapova, no Australian Open 2011.


Contra Wozniacki, agora em Miami 2011.


O caso Jankovic vs Ivanovic, Madrid 2010.


E a "resposta" de Sharapova em Miami 2011.


4 comentários:

Lays Guerrero disse...

Você falou praticamente da mesma forma que eu penso!

O problema da Petko é o seguinte, as pessoas só lembram dela pelo o que faz fora de quadra (vídeos) e pela dança, ninguém sabe direito de onde ela é, seu ranking, estilo de jogo...pq ela criou sua imagem fora de quadra.
Acho que a Maria não estava errada dizendo isso. Se a Petkovic quer dançar, ela tem de ter consciência de que algumas adversárias podem não gostar! (já q não pensaria em aposentar a comemoração apenas pela opinião da russa).

Por fim, o desentendido maior e que não tem nada de ver com o rolo, Maria não disse que a menina não podia dançar, e outra sabe perder sim (já q alguns disseram que não), pois quando foi derrotada na Austrália não foi ironica sobre a dança e elogiou a adversária; mas quando ganhou pode dizer o que sentia, o direito era maior dela do que da derrotada.

Sua imagem como atleta é você que constrói e administra...será que a Petko quer ser lembrada apenas como - forma que o comentarista do Band Sports se referiu a ela ontem - a mocinha que dança?

Opinião particular: eu não acho legal comemorações muito efusivas, por isso q me identifico com tenistas de maioria russa, Federer, Wozniacki, etc...acho q vc pode estorar champagne, falar bobeira e outras coisas fora de quadra, mas em quadra não acho legal, eu considero como um lugar 'sagrado' (parece brega, mas paciência).

Desculpe o monólogo, George...rs

Takashi disse...

Estou concordando com absolutamente tudo, mudei mesmo a opinião que já dei lá no Saque e Voleio. Mas o exemplo da Jankovic vs Ivanovic soa ainda mais sem contexto neste caso. A imitação de Ana por Jelena parece ainda mais ofensiva e pouco elegante, soa como única resposta possível para alguém com um h2h tão desfavorável, entende?

Abraço!

George disse...

Oi, Takashi.

Existe mesmo uma aparente incoerência em defender JJ. Mas, como eu disse eu outro lugar, uma coisa é um gesto resultante do calor do jogo e outra coisa é um gesto ensaiado. É aí que entra a questão do contexto, mais do que na história da rivalidade. Ainda defendo o que disse, só acho que não usei o argumento mais adequado.

Não vi a partida e fui conferir o placar. Foi 46 64 61, uma virada. Então, como conheço bem a Aninha, imagino quantas vezes ela deve ter feito durante o jogo, o tal gesto que a JJ imitou. A comemoração de pontos com o punho cerrado, encarando a adversária e acompanhado de seus ajde's é uma marca registrada de Ivanovic. Então deve ter acontecido novamente e irritado a Jankovic.

Pronto, está configurado o contexto. Foi um gesto de desabafo por parte de JJ. Ainda que reprovável, é bem menos grave do que a dancinha premeditada e gratuita da Petkovic, não acha?

Um abraço e obrigado por comentar!

Anônimo disse...

cada um tem o seu jeito até a serena dançou na fina de wimbledom 2012